Sucesso e atividade física. Saiba o porquê andam juntos!

André Chusyd (51) e Viviani Cabral (49), sócios na franqueadora My Place Office, acabaram de fazer, pelo segundo ano consecutivo, o caminho da fé de bicicleta, um percurso de 332 KM e 9.032m de altimetria acumulada, divididos em 6 dias.

Adeptos da prática de esportes, o casal de CEO e COO da maior rede nacional de Coworking e escritórios virtuais, atribuem parte do sucesso nos negócios aos benefícios que atividades físicas aeróbicas proporcionam. Ficou curioso? Olha só os 11 motivos + 1 bônus que eles preparam para te inspirar a fazer esportes e te ajudar a se tornar um empreendedor de alto potencial.

A vida é igual a andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio é preciso se manter em movimento. Albert Einstein

 

Saúde física

 

Exercícios aeróbicos regulares podem reduzir a pressão sanguínea, prevenir doenças no coração, reduzir a probabilidade do surgimento de doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto, aumentar a imunidade e até ajudar a reduzir os riscos de demência.

 

Saúde mental

 

Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) trouxe dados alarmante sobre a saúde mental e emocional dos brasileiros. Segundo levantamento da instituição, o Brasil é o país mais ansioso do mundo (41% da população) e também o quinto mais depressivo (com 5,8%).

Nesta ceara, estudos demonstram que a prática de atividades físicas podem ajudar na redução e até evitar a depressão, que é uma das principais doenças no ecossistema empresarial.

 

Saúde relacional

 

Os exercícios aeróbicos estimulam a endorfina, que são substâncias que nosso cérebro produz e estão relacionadas ao alívio do estresse, relaxamento, bom humor e até afastamento de pensamentos negativos. Como empresários, esses itens são essenciais para tomar decisões sem impulsividade, elevar as soft skills e conviver melhor com todos os envolvidos na operação da empresa.

 

Sono

 

A pergunta- chave, sem uma resposta certa, é aquela que muitos de nós fazemos: “Dormir melhor para ter mais resultados na rotina esportiva ou ter uma rotina esportiva para dormir melhor? Na prática, o casal entende que um complementa o outro, já que um boa noite de sono é fundamental para acordar revigorado. E, tudo o que vier durante o dia, seja desgaste físico ou mental terá um melhor resultado com qualidade e quantidade suficientes de sono.

 

Cognição

 

O aprendizado compreende a teoria e a prática, e, quanto mais repetimos mais conhecimento é adquirido sobre determinado assunto. A prática do esporte estimula a nossa cognição pois mimetiza o processo de aprendizagem. Além de exercitar os músculos, e criar uma memória muscular, exercita também as funções mentais, como: o raciocínio rápido, a percepção, o pensamento lógico, os reflexos e outras competências que são necessárias para tocar uma empresa com sucesso. A prática de atividades físicas frequentes pode ajudar você, inclusive, a absorver melhor as 11 dicas que estamos mencionando neste artigo.

 

Criatividade

 

A criatividade espontânea e cognitiva acontece quando temos as habilidades/conhecimento para resolver o desafio mas estamos tão imersos no “chão da fábrica”, que é preciso, muitas vezes, sair um pouco fora da situação para achar soluções … Quem nunca teve um insight maravilhoso durante as férias, um feriado prolongado ou até em uma corrida de rotina?

Durante a ciclo viagem do caminho da fé, por exemplo, foram 6 dias fazendo uma média de 5 horas/ dia pedalando. Tempo suficiente para escutar as batidas do coração, fazer auto reflexão, entrar em flow (atenção focada) e se conectar com a natureza, com os peregrinos, e , consigo mesmo.

Dica de ouro: Para nós que temos muitas responsabilidades e trabalhamos muito, tirar uma semana de “folga” para desestressar não é luxo, mas uma necessidade imprescindível para organizar os pensamentos, recarregar as baterias do corpo e a mente, e, com a cabeça fresca, voltar a ativa com insights, novas ideias, resoluções e até soluções para colocar em prática.

 

Concentração

 

À medida que envelhecemos, espera-se um progressivo declínio em nossas habilidades mentais, e, pesquisas apontam que praticar esportes de três a cinco vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos, ajuda na melhorar a concentração, o foco e a memória. Somos bombardeados de informações diárias, que muitas vezes nos distrai, não é mesmo? Quanto tempo de trabalho conseguiríamos eliminar por dia se melhorarmos a nossa capacidade de foco e memória? Quanto tempo a mais teríamos para investir na nossa saúde ou lazer? É impressionante como trabalhar após o exercício físico melhora a concentração, afirmam os sócios.

 

Autoestima

 

Muitas vezes, a autoestima está ligada à sua imagem refletida no espelho. Não deveria ser, mas pelo fato de a autoestima ser o valor que atribuímos a nós mesmos e por ter uma natureza social, muitas vezes, é o que acontece. O esporte e a atividade física regulares, se combinados com alimentação balanceada, pode ajudar a alcançar o peso adequado para seu corpo e restaurar o seu amor-próprio. Sentir-se bem consigo mesmo reflete na sua autoconfiança de fazer boas escolhas e ter atitudes mais assertivas, e, consequentemente, obter um impacto positivo em sua vida social e profissional.

 

Autoperformance e Alta performance

 

Auto performance é a capacidade de superar a si mesmo, o que faz com que você adquira confiança nas próprias habilidades, qualidades e julgamentos. Qualquer esporte que você faça com frequência, permite que você melhore a cada dia, e, quanto mais treinar, melhor o seu desempenho, melhor resultado e mais reforço positivo da sua capacidade de autossuperação. Este círculo virtuoso é a mola propulsora para atingir o parceiro inseparável da auto performance: a alta performance.

A alta performance, no entanto, é uma comparação direta do seu desempenho com o desempenho de outras pessoas. E, para os empresários da My Place Office, melhorar a cada dia passou a ser mais do que um sentimento, tornou-se um comportamento: o de buscar uma constante evolução nos resultados e nas expectativas.

“Levo isso para a My Place Office e aplico como parte da cultura organizacional, com todos do meu time, sejam franqueados, seja colaboradores. A lição que fica é que as competências necessárias para nos levar ao sucesso, na grande maioria das áreas de nossas vidas, vem após muito treino, determinação, foco, e experiência”, diz Viviani.

 

Humildade

 

Empresários tendem a ter o EGO alto, principalmente quando há conquistas sucessivas. No esporte, assim como nos negócios, existem muitas variáveis internas e externas envolvidas, e, por mais que você seja o melhor na sua categoria, não há garantias da vitória.

Viviani Cita que as 4 lições mais valorosas que aprendeu no esporte e que aplica na empresa são: (i) ganhar é um sentimento ímpar, mas raramente a vitória se ganha sozinho. Valorize e seja grato a toda e qualquer pessoa do seu time que te ajudou a chegar onde você está hoje. (ii) o aprendizado durante o caminho pode ser bem mais valioso a médio/ longo prazo do que chegar na frente.

Sempre digo que para ter sucesso, no geral, é preciso acertar mais do que errar… os acertos validam as ações e te dão um rumo a seguir, mas o aprendizado, certamente, vem dos tropeços durante o processo. Então, apreender, aprender e recalcular a trajetória durante o caminho muitas vezes é melhor do que pegar um atalho que não te levará a lugar nenhum no futuro. (iii) por mais preparado que esteja, há dias que não rola podium! Após muito planejamento, preparo, transpiração, esforço e investimento, espera-se a vitória, mas nem sempre isso acontece. Parece injusto, mas não existe aprendizado ou inovação sem erros ou dias ruins. Aceite que perdeu, aprenda com o erro e saia mais forte e experiente. (iv) reconheça a hora certa de parar. Muitas vezes, a falta de humildade encobre a capacidade de reconhecer as próprias dificuldades e limitações do empreendedor, levando-o a tomar decisões errôneas e causando prejuízo para para si e para os outros.

Perfil de liderança

Atualmente, empresários precisam sobreviver a um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo. Por este motivo, existe uma necessidade latente de auto reflexão. Como por exemplo: Você acolhe e reconhece as suas vulnerabilidades? Como lida com isso? Consegue direcionar conscientemente toda a sua capacidade e competências, nas diversas áreas da sua empresa? Tem Inteligência emocional para lidar com desafios complexos e de resolver conflitos? Cá entre nós, não conseguimos ser líder de nenhuma equipe se não conseguimos liderar os nossos sentimentos, ou a nós mesmos, concordam?

A liderança esportiva não se difere muito da liderança corporativa, a maior diferença, é que nos esportes precisamos estar mais aptos fisicamente e na empresa necessitamos estar mais aptos à governança corporativa, se quisermos atingir o objetivo.

Resiliência

Colocamos a resiliência por último por um motivo, pois todos os itens supracitados neste artigo podem te ajudar no aprimoramento desta competência.

A resiliência, na opinião dos sócios da My Place Office, é a força interior que te fornece a capacidade de voltar à sua condição normal, mesmo após pressão, situações difíceis ou de fontes significativas de estresse. É também a mola que te ajuda a ter flexibilidade e adaptação para agir diante de mudanças.

Praticar um esporte me ajudou muito a conseguir essa força, que também aplico na empresa. “E, por se tratar de uma jornada pessoal e demandar autoconhecimento e equilíbrio mental/ emocional, não há fórmula para alcançar a resiliência, diz a COO, da My Place Office.

 

BÔNUS

Espiritualidade

A espiritualidade é um conceito que não contempla uma definição universal, logo, acreditamos que o caminho em busca da espiritualidade seja uma prática individual (assim como a resiliência), que está ligada às crenças e valores, que trazem paz, significado, engajamento e propósito aos eventos de nossas vidas.

Logo, uma pessoa espiritualizada é aquela que abriu diversos canais e possibilidades para que possa mergulhar em si mesma, que encontrou aprimorou os valores e talentos que lhe fazem única, reflete Viviani, estudiosa do comportamento humano, com pós graduação em Psicologia positiva, master Coach e master em PNL.

Você já ouviu falar em “espiritualidade organizacional”? Não tem a ver com religião, mas com filosofia de vida. A nova filosofia traz o entendimento, às empresas, de que o trabalhador possui uma vida interior que precisa ser nutrida de ações laborais e sociais saudáveis, que tenha significado e congruência com o seu propósito, e que que lhe proporcionem sensação de pertencimento à comunidade, empresa e sociedade. Esta prática é incrível, pois ajuda a ressignificar a relação entre empresa e colaborador, através do trabalho, e a confirmar e replicar ou confirmar esses valores com a sua vida.

Na My Place Office, além dos benefícios de saúde médica, proporcionamos o GYMPASS, para que eles possam se exercitar. Incentivamos também a fazerem corridas de rua (CEO E COO vão juntos) e convidamos a todos a participarem das ações sociais que fazemos, e que são obrigatórias em todas as unidades da marca.

Gostou deste artigo?

Fale pra gente o que fez sentido para você?